Escolha uma Página

A alta complexidade da linguagem do Direito é responsável por muitos mal-entendidos

É fato que a linguagem do Direito é bastante complexa, tornando alguns documentos totalmente ininteligíveis para leigos. No entanto, alunos de Direito e para aqueles vão prestar o Exame da OAB também possuem grandes dificuldades para compreender certos temas, principalmente por ainda não estarem familiarizados com tal linguagem.

Mas nem tudo está perdido. Com um pouco de paciência e o uso de estratégias, é possível simplificar esse processo de compreensão e, assim, superar as dificuldades durante os estudos. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo nesta tarefa.

1. Não avance na matéria sem entender o que foi estudado até o momento

Um dos grandes erros ao estudar uma das matérias complicadas do Direito é avançar no estudo sem ter completo entendimento do que foi estudado anteriormente. Não siga em frente se não tiver compreendido totalmente o capítulo anterior.

Um assunto está intrinsecamente ligado ao outro e, sendo assim, se não compreendeu o que acabou de estudar, é bem provável que terá dificuldades em entender o que verá pela frente. Portanto, a dica é, leia o capítulo quantas vezes achar necessário e, para ter certeza de que entendeu o que foi lido, tente explicar com suas próprias palavras o que acabou de estudar. Lembre-se de manter seu dicionário de termos jurídicos ao seu lado.

2. Destrinche o conteúdo

Quando o assunto é aprender Direito, não permita que reste pedra sobre pedra, ou seja, investigue as palavras do texto e, principalmente, deseje entender o que está lendo. Estimule-se a dar o seu melhor e a se superar cada vez mais. O que está entre você e sua aprovação são suas crenças sobre limites. Portanto, entenda o seu próprio potencial e só passe para outra matéria quando houver destrinchado o conteúdo.

3. Atente-se à qualidade de seu material de estudo para o Exame da OAB

Antes de escolher o material que usará para estudar para as matérias de Direito, principalmente aquelas que são cobradas no Exame da OAB, faça uma pesquisa sobre os melhores materiais para estudo deste segmento.

Um bom material de estudo pode ter influência direta em sua compreensão sobre o assunto estudado. Por esse motivo, tenha em mente que um bom material de estudo representa um investimento em sua carreira que será recompensado com a sua aprovação.

4. Compare autores

Para que tenha uma boa opinião formada sobre o assunto que está sendo estudado, compare o que os principais autores do Direito dizem sobre um mesmo assunto. Leia seus conceitos e argumentos para que tenha base de formação para seu próprio entendimento sobre a matéria e, consequentemente, ter sua própria compreensão.

5. Consulte outras fontes

Depois de adquirir um ótimo material de estudo, prepare-se para ter excelentes livros para consultas ao seu alcance. Estes livros podem atuar como verdadeiros solucionadores de dúvidas e como complemento ao que está estudando para o Exame da OAB.

Essas dicas, embora eficazes, não darão resultado se você descuidar de sua saúde. Sendo assim, cuide da qualidade de seu sono, alimente-se corretamente e beba bastante água. Seu cérebro também precisa de cuidados.

Convido o Colega Advogado a participar de nosso Grupo VIP. CLIQUE AQUI.

Fonte: Jusbrasil