Escolha uma Página

As reprovações não são muito bem vistas pelos concurseiros, pois muitos as encaram como distanciamento da aprovação.

É preciso entender que reprovações vão ocorrer, são inevitáveis, ou melhor dizendo, são necessárias!

A grande questão é que devemos aprender a tirar benefícios das reprovações e assim chegar cada vez mais perto da tão sonhada e querida aprovação.

Querem saber como? Então vamos lá.

  1. IDENTIFIQUE O ERRO: após realizar a prova de um concurso público para determinado cargo e perceber que não atingiu a pontuação necessária para ser classificado, faça uma análise do que pode ter levado a você ficar com aquele desempenho, por exemplo:
  • pouco tempo de estudo ainda
  • nervosismo na hora da prova
  • deficiência em materias específicas

(…)

  1. DÊ UMA ATENÇÃO PARA AS QUESTÕES QUE VOCÊ ERROU: Um erro muito comum dos concurseiro ao saber que foi reprovado, é simplesmente criar uma aversão aquela prova e não querer mais saber dela.

Isso de nada adianta. Quer um conselho? Encare seus erros.

Ao analisar o que erraram naquela prova, perceberão que umas questões foi por falta de atenção mesmo (ao invés de correta era para marcar a INcorreta), outras porque ficou na dúvida de duas questões e outras porque não sabia mesmo.

Utilize a raiva, o inconformismo que você está sentindo naquele momento que estava corrigindo a prova para apre (e) nder a quetsão errada que você não fazia ideia ou para sanar a dúvida daquela questão que você ficou entre duas opções e/ou para chamar a atenção do seu cérebro de que ele deve está muito bem treinado na leitura dos enunciados para não confundi as questões que era para marcar INcorreta ao invés de COrreta.

O fato de vocês estarem com estes sentimentos tão intensos em virtude da reprovação, isso fará que você nunca mais esqueça aquilo que errou, se você encarar e analisar seus erros logo nos dias/semana após sua prova, assim que sair o gabarito.

  1. REFAÇA A PROVA TODA: é bom refazer a prova toda, se possível pelo menos 2x, a primeira vez na semana que realizou e outra vez já com o lapso maior de tempo. Não necessariamente nesta frequência, mas pelo menos reface alguma vez!

Isto porque temos a tendência de erramos a mesma coisa mais de uma vez. E assim, realizar novamente uma prova que você ja efetuou é um grande termomêtro no índice de seu desempenho.

  1. REPROVAÇÃO E SUA PERSPECTIVA: não encare suas reprovações como coleções de derrotas.

Fazer provas é importante! Tenham a perspectiva de que cada reprovação pode ser muito proveitosa, principalmente se você seguir e por em prática as dicas acima.

Encare as reprovações como experiências e faça delas, degraus para sua aprovação!

Se você estuda para concursos, separamos um excelente livro digital que ensina como “Como DOBRAR suas CHANCES de PASSAR no concurso dos SEUS SONHOS”, clique aqui para baixar gratuitamente.

Fonte: Jusbrasil